14 de abril de 2013

Watashi Ga Renai Dekinai Riyuu


 

Hoje vim falar de um dorama que demorei alguns meses para assistir. Não por não ser interessante, mas realmente porque estive sem tempo, com milhões de coisas para fazer. Mas ontem parei de enrolar e terminei de assistir.
Na verdade quase não acho ninguém que tenha assistido este dorama, o que acho um desperdício. Pois fala de uma coisa tão clichê, porém algo que não podemos fugir: O amor...
O nome do dorama é Watashi Ga Renai Dekinai Riyuu, que significa "O motivo pelo qual eu não consigo me apaixonar", clichê? Sim, mas o dorama não é. Conta a história de 4 mulheres: Emi, que é eternamente apaixonada pelo seu colega de trabalho com quem namorou somente 2 semanas e depois terminou porque disse que o amor é cheio de problemas; Mako, que começou o dorama como a menina séria e virgem que era apaixonada por um colega de trabalho que só queria levar ela pra cama, e não conseguiu; Saki, que trabalha num Hostclub para ajudar a família a manter os negócios de seu falecido pai e ao mesmo tempo procura desesperadamente um trabalho digno e que tenha a ver com seu sonho de se tornar uma escritora; e, finalmente, Mizusu-san, uma mulher bem mais velha que é casada há mais ou menos 10 anos e quer construir uma casa com seu marido e possivelmente ter filhos.
Durante todo o dorama aparecem frases que levam nosso ser a reflexão, como "Você está apaixonado?"; "É possível ser feliz sendo mais do que amigos e menos do que amantes?"; "Quando o tempo passa, então percebemos, aquilo era o começo de um amor". Durante o dorama desconfiamos quem está escrevendo aquelas frases, e no final é confirmado. Como não é tão spoiler assim, posso dizer... Saki escreve tudo.


É interessante como a história leva uma realidade que poucos dramas conseguem mostrar, que o amor não é aquela história de fadas, onde as pessoas se apaixonam e pronto, o mundo acabou, só existe o amor etc. Mas mostra mulheres independentes, que sabem que precisam trabalhar para poderem se sustentar, que tem contas a pagar e que o amor não é só flores, e sim lágrimas, confrontos, escolhas sérias a se fazer. Mas tudo bem, eis um resumo da história:


Emi e Saki (duas meninas à direita da foto) são muito amigas e depois de uma conversa no bar resolvem ir morar juntas para que as contas de aluguel diminuam etc, mas como há a crença de que amizade de mulher dura até o ponto em que há amor, então chamam outra menina pra morar com elas, para que se uma sair atrás de  um amor, pelo menos duas ficam na casa, e a escolhida é Mako.
Mako é uma filha dedicada ao trabalho, que não nunca namorou, virgem, e que tem uma irmã mais nova que vive extorquindo dinheiro. Quando ela finalmente consegue que o cara que ela gosta preste atenção nela, ele a leva para um hotel para ir pra cama com ela. Mas sendo virgem ela não consegue aceitar aquilo e acaba voltando pra casa. Acho que é a menina que mais sofre durante o dorama, pois lida com muitas mudanças drásticas.
Então, as três começam a morar juntas, cada uma mais diferente que a outra. A mãe de Emi liga pra ela o tempo todo, que mãe maravilhosa, eu diria, e sempre querendo que ela case. Emi é muito, mas muito travada. Não consegue falar de seus sentimentos, e parece que nem se entende muito. Ela tem um antigo amor (como já falei), mas nunca realmente tinha dito a ele que gostava dele e por isso ele chegava a pensar que ela não tinha sentimentos por ele. Acredito que foi a relação mais complicada de todos do dorama, pois a pior coisa no amor é quando não temos certeza do que a outra pessoa sente por nós e somos obrigados a conviver com ela com a dúvida de "o que será que acontecerá?" e parece que este dia nunca chegará.
Saki já é completamente positiva, aberta, incrivelmente independente, que não tem vergonha de ser quem é, é um exemplo de mulher e que acaba se apaixonando por um homem que sem querer pega o mesmo táxi que ela, que por grande coincidência é marido de Mizusu-san. Estes vem tendo problemas de comunicação, pois nem um, nem o outro dizem o que realmente esperam da relação. Mizusu quer construir uma casa, enquanto o marido parece satisfeito com o que eles já tem.
O dorama mostra bem a história de cada uma, não deixa nada a desejar, menos, é claro alguns beijos a mais a desejar. Japão, beijar é bom, entenda isso. haha
Mas acho que não preciso mais dar spoiler a mais que isto.

Minha opinião: O dorama é realmente bom! Não tem parte que pode deixar entediado. Não pára em cenas sem sentido, como os doramas taiwaneses fazem constantemente. Lida bastante com o assunto amor na idade adulta e sobre escolhas que devemos fazer sobre nossa vida. Realmente faz o coração entender um pouco que o amor sendo um mar de rosas, também contém espinhos, e muitos! Precisamos aprender a lidar com estes espinhos, só isso. E que o principal é seguir forte, que um dia tudo se ajeita!

Nota 10. O OST é maravilhoso e como quote mais forte pra mim, quero compartilhar sobre nossas escolhas:

"Se você estiver perdido, se acalme e pense o que é indispensável pra você. Quando você achar, então você poderá escolher se você acredita poder conseguir isto ou se é pra desistir. Você sempre deveria acreditar. Se você sempre for pelo caminho que lhe traga aquela coisa indispensável, você será sucedido na vida", frase dita pela mãe de Emi-san (a foto é o momento em que ela fala isso pras meninas).

Beijinhos,
Antonina.

Um comentário:

  1. Só tenho uma coisa a dizer... Já estou baixando AHIUSDHIUADSHASUIDHASUS :D

    ResponderExcluir